Como Funciona

No Brasil o mercado de seguros privados aumenta exponencialmente. De acordo com a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), foi registrado um crescimento de 15% nos últimos anos de todos os tipos de seguros privados. Com tanta oferta, fica difícil do consumidor registrar apropriadamente todas as nuances em relação aos seguros. Uma das dúvidas mais comuns é referente à diferença entre seguro saúde e seguro de vida.

Sem tempo para pesquisar e na pressa de conseguir uma cobertura, o requerente compra o que vê pela frente e acredita estar seguro de todos os problemas quando assina com uma operadora de seguros. Não é bem assim.

É preciso se informar corretamente antes de assinar um contrato. E, para lhe ajudar, vamos explicar neste artigo as diferenças entre seguro saúde e o seguro de vida.

O que é seguro de vida?
Seguro de vida é o resguardo que todos procuram para prevenir financeiramente riscos e imprevistos pessoais e que possam afetar sua família. O vínculo é instaurado por meio de uma apólice feita com uma empresa seguradora. O seguro de vida irá amparar sua família em caso de falecimento ou também poderá receber os benefícios do contrato em caso de invalidez permanente ou doença grave.

Além da cobertura principal e obrigatória (por risco de morte), um contrato de seguro de vida pode contemplar outras garantias complementares, como incapacidade temporária e desemprego.

Seguro saúde
O Sistema Único de Saúde (SUS) é o sistema de saúde público do Governo Federal que, juntamente com outros programas federais, estaduais e municipais, tenta garantir saúde ao povo. Infelizmente, muitas coberturas necessárias não são realizadas ou demoram demais por esses meios, o que leva as pessoas a procurarem alternativas para se garantir em caso de doença ou injúria.

Uma das opções é o seguro saúde, destinado a proteger o segurado e seus dependentes em situações de enfermidades e lesões acordadas em contrato. A seguradora efetua a cobertura por meio de pagamento direto as instalações médicas utilizadas pelo seu cliente ou oferecendo reembolso dentro dos sinistros previstos na cobertura.

Diferença entre seguro saúde e seguro de vida
É muito comum encontrar pessoas que confundam os serviços de seguro saúde e do seguro de vida. Acreditando que ambos oferecem as mesmas coisas. Não é verdade. Cada um deles possuem objetivos bastante distintos.

O seguro de vida tem como finalidade garantir financeiramente a estabilidade dos beneficiários em contrato, durante um determinado período, nos casos de invalidez permanente ou morte.

Enquanto que o seguro saúde evidencia algumas precariedades da saúde pública e fornece os meios para garantir um atendimento adequado ao seu cliente e, ao mesmo tempo, resguardando seu patrimônio de gastos elevados com tratamento médico. Tudo isso graças a uma rede de hospitais contratados ou realizando reembolso ao segurado.

O que pode aproximar os serviços de ambos é a enorme variedade de produtos que esses seguros criaram para atrair e melhorar seus serviços diante do consumidor que cada vez exige mais.

Um exemplo claro disso, é o fato de que o seguro de vida agora oferece cobertura nos tratamentos médicos também em caso de invalidez por tempo determinado e não apenas em casos permanentes. Algo mais comum nos seguros de saúde.